segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Consumo diário de pequena porção de queijo traz benefício para a saúde

O queijo tem várias funções na alimentação e pode ser consumido como aperitivo, nos lanches ou para dar sabor à comida. Para não comprometer a saúde e poder comer sem culpa, é preciso escolher o tipo e a quantidade ideais.

"Fonte de cálcio e de fósforo, o queijo fortalece os dentes, os ossos e participa também das contrações musculares", afirma a nutricionista Sandra Aragão.

Um critério importante para escolher o queijo mais saudável é a cor. Os brancos, geralmente, são feitos com leite desnatado ou light. Já os amarelos costumam ter uma maior concentração de gordura e o dobro de calorias.

Cada 100 gramas de queijo parmesão têm 400 calorias. É o mesmo que um prato com quatro colheres de sopa de arroz e uma concha de feijão preto. Se a sua escolha for pelo queijo provolone, cem gramas têm 340 calorias. É o equivalente a uma fatia grande de pizza portuguesa.

O cheddar e o muçarela são semelhantes, reúnem 350 calorias em cada pedaço de cem gramas. Segundo os nutricionistas, o ideal é comer os queijos amarelos só uma vez por semana e apenas 30 gramas. "Uma fatia de queijo muçarela, que a gente bota no sanduíche, já passa de 20 gramas, então, se você botar duas fatias, você já está passando até da cota”.

A mesma quantidade vale para os queijos brancos. Nesses casos, a vantagem é que eles podem ser consumidos mais de uma vez por dia. "Poderia ser dividido em várias refeições, 30a gramas duas vezes ao dia, ou até três vezes ao dia, mas sempre em doses moderadas".

Na lista dos mais saudáveis, estão o queijo minas frescal, o cottage e o mais magro de todos os queijos, a ricota. Trinta gramas têm só 51 calorias, o mesmo que contém uma maçã pequena. "Ela é feita de leite desnatado, baixo teor de gordura ou zero por cento de gordura".

Se quiser incrementar o sabor da ricota, use alguns temperos. “Uma fatia de ricota. Aí você vai triturar ela bem pequenininha. Acrescente um fio de azeite, uma pitadinha de sal e uma erva fina

Fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário