terça-feira, 29 de novembro de 2011

. Produção do Carnatal faz últimos ajustes para receber os foliões

Retoques finais na montagem da infraestrutura para receber o Carnatal 2011. As ruas de Natal por onde o circuito passará já começaram a tomar forma de um corredor de festa. A montagem da estrutura, iniciada no dia 31 de outubro, já está completa e recebeu a visita ontem pela manhã de equipes de fiscalização do Conselho Regional de Engenharia (Crea-RN). "Para finalizar tudo só faltam mesmo os anúncios de merchandising, numerações para facilitar a localização do folião, bem como sinalizações de saídas de emergência e acessos, que serão afixados na terça (hoje)", afirma Iracy Azevedo, coordenadora de produção da Destaque.

As principais modificações neste ano são a redução do número de camarotes no corredor da folia, que caiu de 280 para 96, e a retirada da arquibancada. O início do percurso terá cerca de 200 metros de comprimento com dezenas de camarotes, cada um com capacidade para 20 pessoas, além de um temático. A avenida terá também os espaços especiais para as emissorasde televisão que farão a transmissão e cobertura do evento, ao vivo, para o Estado e todo o país. "O evento será muito mais de rua, com menos camarotes, mas tenho certeza que irá gerar bons rendimentos para a economia do nosso estado", frisa Ricardo Bezerra, organizador geral.

Ricardo afirma ainda que Natal tem milhões de olhos voltados para o evento, recebendo turistas dos quatro cantos do país. "Isto significa um incremento na economia do estado e, sobretudo, da capital. No período da festa, a rede hoteleira chega a contabilizar mais de 90% de ocupação", acrescenta. Segundo ele, a quantidade de foliões deverá ser alta, porém a organização do evento prefere não especular sobre esse número, uma vez que é difícil mensurar para os quatro dias.

Crianças e adolescentes

Foliões com menos de 18 anos de idade ganharam, m,ais uma vez, espaço para participarem do quadro da programação do Carnatal, porém, devem obedecer a algumas restrições. A 1ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal disciplina que crianças de até 11 anos não podem participar de desfiles de blocos de adolescentes e adultos, mesmo em companhia dos pais, responsável, parente ou acompanhante. Por sua vez, aos jovens dos 12 aos 16 anos, o acesso aos blocos é permitido mediante autorização dos pais, responsável legal que deve fazer companhia, obrigatoriamente, durante todo o evento.

Os adolescentes maiores de 16 anos têm acesso livre nos blocos e camarotes particulares, independentemente de estarem acompanhados ou autorizados pelos pais ou responsáveis. Já os menores de 16 anos terão acesso aos camarotes temáticos e particulares desde que estejam acompanhados ou autorizados pelos pais ou responsáveis. No Camarote Skol, o acesso das crianças e menores de 18 anos é condicional, desde que estejam acompanhados do pai, mãe ou responsável legal.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) também realizará uma ação em prol da proteção de crianças e adolescentes. A "Ação Carnatal" tem neste ano o tema "Caravana da proteção e garantiados direitos de crianças e adolescentes: entre nesse bloco!". "Entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro vamos retirar crianças e adolescentes de situação de risco social, como o trabalho infantil, o contato e envolvimento com drogas, situação de abuso e exploração sexual, condição de risco em decorrência da própria conduta ou por negligência dos pais, crianças que estejam desacompanhadas dos pais ou responsáveis, dentre outras situações de vulnerabilidade durante a festa", esclarece Alcêdo Borges, secretário da Semtas.


Fonte:DNoline

Nenhum comentário:

Postar um comentário