sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pesquisas apontam que Musculação faz bem para diabéticos


Uma pesquisa de uma Universidade Americana comprova que a musculação é muito mais do que um instrumento em prol do vigor e da beleza, dando uma força e tanto para domar o mal que eleva a glicose na circulação.

A análise dos cientistas separou 262 diabéticos do tipo 2 em dois grupos: um se concentrava nas práticas aeróbicas, como a corrida; já outro aliava as passadas a exercícios anaeróbicos — a famosa musculação. Após nove meses, os pesquisadores averiguaram o índice de açúcar dos últimos 90 dias. Entre os que adotaram a combinação, houve uma redução de quase 7% nesses níveis, o dobro em relação à outra turma. O resultado obtido com a musculação foi comparável aos alcançados em testes para medicamentos.

Além disso, o aumento no uso de medicamentos ficou em torno de 18% nos participantes que fizeram o treino duplo, contra 22% em quem se limitou às pedaladas. Especialistas acreditam que, pelo menos aparentemente, atividades aeróbicas (aquelas que usam oxigênio no processo de geração de energia dos músculos) são complementares, porque mexem com mecanismos diferentes no corpo. Já na hora da musculação, atividade anaeróbica, a via utilizada pelo organismo para conseguir energia é diferente da empregada em uma caminhada. Atividades anaeróbicas, como é o caso da musculação, tendem a usar glicose, enquanto a aeróbica se vale, dependendo da duração, mais da gordura.

Fonte:blog Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário