quarta-feira, 11 de maio de 2011

Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta semana e não deve atingir meta esperada


Infográfico - Blog do Marcos Dantas

Caicó segue a tendência de quase todos os municípios do Rio Grande do Norte, e registra um índice bem abaixo do esperado, na campanha de vacinação contra a influenza (gripe), iniciada há algumas semanas, a campanha termina oficialmente nesta sexta-feira (13), sem atingir a meta da secretaria de saúde. O balanço feito na manhã desta quarta-feira (11) apontou para 4.773 pessoas vacinadas. Das categorias atendidas pela campanha, apenas os "profissionais de saúde" atingiram os 100%, até mais já que da estimativa de 630 profissionais esperados pela campanha, 654 tomaram a dose da vacina.

Apenas 3.275 idosos procuraram os postos de vacinação. A meta da secretaria era atender 6.873 pessoas da "melhor idade". Das 1.244 crianças aguardadas pelo comando da campanha, 556 se vacinaram nos postos de saúde e demais locais de vacinação. O menor índice é da gestante. Apenas 31% se vacinaram, o que representa 288 das 915 esperadas pela campanha. Na avaliação da secretária de Saúde, Lúcia Batista a situação não deixa de ser preocupante. "É uma vacina de influenza e que veio conjugada com a H1N1 e que veio trazer benefícios para a população. Mas não estamos tendo a adesão suficiente da comunidade para receber o beneficio", explicou.

Lúcia Batista disse que diante do quadro, os profissionais da secretaria, envolvidos na campanha estão usando de todos os artifícios para conseguir atingir, ou pelo menos se aproximar da meta da campanha. "Nós já estamos com equipes volantes, vacinando casa a casa e o agente de saúde está tendo uma participação importante na campanha, já que ele é quem conhece a realidade das pessoas. Mas não temos pessoal suficiente para que faça essa vacina de casa em casa. Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa, já que temos vacinas para atender todas as pessoas", finalizou.

fintr:blog marcos dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário