sábado, 18 de setembro de 2010

Fenômeno em intenção de votos, Tirica concede entrevista exclusiva aos Associados


Nascido em Itapipoca, no interior do Ceará, Francisco Everardo Oliveira Silva, 45 anos, nacionalmente conhecido pelo seu nome artístico Tiririca, é uma das surpresas desta campanha eleitoral. Será, ao que tudo indica, um dos candidatos mais votados no estado de São Paulo, quiçá do Brasil. A expectativa é que ele ultrapasse a marca de um milhão de votos. Ele disputa com 1.168 pessoas uma das 70 vagas na Câmara dos Deputados pelo Partido Republicano (PR) com o slogan “Vote Tiririca, pior que tá não fica”.

A sua propaganda gratuita eleitoral é tão polêmica quanto a sua candidatura que foi vista inicialmente como uma afronta ao Congresso. Ao som da paródia da música que o consagrou, Florentina, ele diz frases como “o que é faz um deputado federal? Na realidade eu não sei, mas vote em mim que eu te conto” e “se você está cansado de quem trambica, vote no Tiririca”. Leia a entrevista exclusiva com o candidato feita pelos Associados PE- Diário de Pernambuco:

Tiririca, como surgiu a ideia de sair candidato?
Eu recebi o convite do Partido e fui conversar com minha mãe que achou que a ideia poderia ser boa, porque se for eleito, poderei ajudar as pessoas que precisam.

Por que escolheu o PR para se candidatar?
Porque foram eles que me convidaram.

O que você pode destacar na sua personalidade que pode ajudar na Câmara dos Deputados, caso seja eleito?
O caráter e a vontade de lutar pelo o que é certo, é justo. Na minha vida não consegui nada fácil, mas nunca desiste de lutar honestamente.

Você sempre teve a simpatia das pessoas com seu trabalho humorístico. Você não acha que esse tom de brincadeira com a política e com o cargo pretendido, que você tem apresentado, é contra o que a sociedade espera: um candidato que leve o país a sério, que não brinque com algo tão importante?
Não. Acho que as pessoas estão cansadas de tantas promessas e depois não veem nada cumprido. Sinto e vejo nas ruas porque estamos fazendo "corpo a corpo", que as pessoas veem em minha candidatura uma esperança de melhora e é isso que eu quero fazer: ajudar a melhorar a vida das pessoas.

Na propaganda eleitoral gratuita, você diz que não sabe o que fazem os deputados federais. Você nao vai procurar saber antes de chegar lá ou isso é só o discurso do personagem?
É só um discurso do personagem. Coisa do marketing da campanha.

A primeira das suas propostas apresentadas no seu site é elaborar projetos contra a discriminação dos nordestinos. Que tipo de projetos serão esses?

Elaborar uma lei, parecida com a de racismo, sabe? Poxa, foram nossos conterrâneos que edificaram São Paulo, por exemplo. Eles, como todas as pessoas, merecem respeito de todos.

Você sofreu muito preconceito por ser nordestino?
Não muito.

Acredita-se que você receberá mais de 1 milhão de votos, superior ao do falecido Enéas, e, com isso, sete das 70 vagas na Câmara dos Deputados. Ou seja, 10% serão eleitos com a ajuda de seus votos (coligação PT-PR). Você acha que pode realmente contribuir com o país?
Olha, eu entrei para ajudar as pessoas e acredito que sendo deputado federal posso ajudar muito. É isso que eu acredito que vá contribuir com o país.

O que acha da tentativa inicial do TRE de barrar sua candidatura?
Acho que a justiça foi feita. Estamos fazendo uma campanha limpa, não estamos ofendendo ninguém.

A sua candidatura é um projeto político do partido para conseguir mais representação, já que ao que tudo indica você será muito bem votado, ou é realmente um apoio a sua candidatura e aos seus projetos?
Acho que as duas coisas.

Por Ana Luiza Machado, do Diario de Pernambuco/Fonte:Diario de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário