sábado, 31 de julho de 2010

Funcionários do IBGE visitam 58 milhões de residências a partir de segunda

Às vésperas do segundo turno das eleições presidenciais de 2002, enquanto conversa com o assessor Gilberto Carvalho, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva relata a experiência de ter sido entrevistado por um recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Frustrado, ele revela que gostaria de ter respondido a algumas perguntas para mostrar que pertencia à classe média. A cena está registrada no documentário Entreatos, de João Moreira Salles e Walter Carvalho, que traz os bastidores da campanha eleitoral do petista. Quase oito anos após o lançamento do filme, Lula terá mais uma oportunidade de contar uma nova história sobre o Censo, cuja 12ª edição terá início oficial neste domingo.

Os recenseadores, no entanto, só vão às ruas no dia seguinte. Lula será visitado por um deles na segunda-feira para responder ao Censo 2010. A pesquisa do IBGE, realizada a cada 10 anos desde 1940, é o principal instrumento utilizado para traçar um perfil da população e das regiões brasileiras. Com os dados coletados por meio de questionários, os governos municipal, estadual e federal podem definir políticas públicas. Além disso, os resultados servem de base para que a iniciativa privada trace estratégias de investimentos no país. O Censo possibilita, ainda, o acompanhamento da evolução de informações, como a distribuição geográfica, ao longo do tempo.

Gastos
Este ano, pela primeira vez na história do Censo, moradores de cidades com disponibilidade de banda larga poderão responder os questionários pela internet. De qualquer modo, o cidadão receberá a visita de um recenseador — o funcionário do IBGE fornecerá um código que permite o acesso ao questionário on-line.

A preparação para o Censo 2010 começou há três anos. Para que a teoria funcionasse bem na prática, o IBGE promoveu, em setembro do ano passado, na cidade paulista de Rio Claro, um ensaio geral da pesquisa. Sabendo o que funcionava ou não, os responsáveis pelo Censo passaram para a formação da equipe que atuaria em todo o território nacional.

Por se tratar de um país com dimensões continentais, o Brasil tem um Censo complexo. E caro. Para a edição 2010, a União reservou R$ 1,67 bilhão. Desse montante, 67% serão usados com pessoal, 19% com custeio e 14% com investimentos. O dinheiro começou a ser gasto com ações ainda em 2008 e terá de arcar com despesas até 2011.

Tira-dúvidas
Para que serve o Censo?
O Censo é a única pesquisa do país que visita todos os 58 milhões de domicílios brasileiros, sendo, portanto, a principal fonte de dados da situação de vida da população em cada um dos 5.565 municípios do país. Com os dados do Censo, o poder público pode identificar áreas prioritárias para investimentos em educação, saneamento básico, transporte, energia, entre outras, além de selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e desenvolvimento social. Os resultados do Censo também ajudam a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

Por que o Censo é realizado somente a cada 10 anos?
Os Censos ocorrem a cada 10 anos em quase todos os países. Por ser uma pesquisa que investiga o universo da população, é uma operação dispendiosa e que necessita de grande preparo logístico. No Brasil, o primeiro Censo ocorreu em 1872. A partir de 1940, passou a ser responsabilidade do IBGE e, desde então, é realizado decenalmente.

A participação no Censo é obrigatória?
Fazer o Censo é uma responsabilidade do IBGE e também da sociedade que, ao colaborar com o recenseamento, cumpre seu papel de cidadã. A Lei nº. 5.534, de 14 de novembro de 1968, dispõe sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas. De acordo com a lei, a “não prestação de informações nos prazos fixados” gera multa de até 10 (dez) vezes o salário mínimo vigente no país. Todavia, o IBGE compreende que as informações prestadas são parte do processo de cidadania e que os dados fornecidos pela compreensão da importância desse trabalho serão sempre mais úteis.

Todas as perguntas precisam, obrigatoriamente, ser respondidas?
Para que possamos obter um retrato fiel do nosso país é necessário que todos os quesitos dos questionários do Censo 2010 sejam respondidos pela população, garantindo fidelidade e qualidade nas informações levantadas. Questionários respondidos parcialmente não serão descartados, mas até o fim do Censo o recenseador tentará o completo preenchimento das respostas. Vale lembrar que o sigilo das informações prestadas ao IBGE é garantido por lei: elas serão usadas apenas para fins estatísticos. Da mesma forma, responder ao IBGE também é uma obrigação prevista na legislação.

Fonte: Verônica Magalhães dos Santos, coordenadora de operação do censo 2010 no Distrito Federal


Do Portal Uai

Nenhum comentário:

Postar um comentário