terça-feira, 15 de junho de 2010

Seguranças de estádio sul-africano entram em greve antes da estreia do Brasil na Copa

Cerca de 2 mil trabalhadores responsáveis pela segurança do estádio Ellis Park entraram em greve nesta terça-feira (15), horas antes da estreia do Brasil na Copa do Mundo. O Ellis Park fica em Joanesburgo, na África do Sul, e tem capacidade para receber 61 mil torcedores.

Os trabalhadores decidiram paralisar as atividades por discordarem do valor pago pelo serviço. Segundo eles, a empresa que os contratou oferece 135 rands (R$ 31) a cada jogo trabalhado. Eles, no entanto, reivindicam até 500 rands (R$ 117) por jogo.

“Eles [a empresa] disseram que iriam aumentar o valor em 50 rands. Quando chegamos aqui para trabalhar, disseram que não poderiam mais dar o aumento”, reclamou Sithabile Mkwonazi, uma das trabalhadoras que resolveram entrar em greve.

Assim como ela, centenas de grevistas formaram uma fila em frente ao centro de credenciamento da Federação Internacional de Futebol (Fifa) ao lado do Ellis Park para receber o pagamento referente a jogos anteriores e, depois, ir para casa.

“Não trabalhamos hoje”, ratificou Koko Mazwi, outro grevista. “Nós ganhamos menos do que custa um ingresso para o jogo. Não é justo.”

Apesar da greve, policiais e soldados sul-africanos fazem a segurança do estádio. Até agora, a entrada de torcedores para o jogo é normal.

Da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário