sexta-feira, 30 de abril de 2010

Agricultor de Cruzeta morre em Natal com suspeita de doença transmitida por rato

A secretaria de Saúde de Cruzeta estava em alerta desde que foram constatados seis casos de leptospirose no município.

Os pacientes encaminhados ao Hospital Giselda Trigueiro, em Natal, foram agricultores do sexo masculino homens.

Existia a possibilidade de que eles tenham sido contaminados em lagoas formadas pela diminuição do nível do açude, onde pode haver uma colônia de ratos silvestres.

Morreu

Hoje morreu em Natal por volta das 10 horas da manhã um dos homens que estavam internados. Trata-se de José Batista dos Santos, 74 anos, casado e pai de 2 filhos. Essa foi a primeira morte com suspeita da doença.

A doença

A leptospirose é uma doença infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. É uma zoonose (doença de animais) que ocorre no mundo inteiro, exceto nas regiões polares. Em seres humanos, ocorre em pessoas de todas as idades e em ambos os sexos. Na maioria (90%) dos casos de leptospirose a evolução é benigna.

O rato é o principal responsável pela infecção humana, em razão de existir em grande número e da proximidade com seres humanos. A L. interrogans multiplica-se nos rins desses animais sem causar danos, e é eliminada pela urina, às vezes por toda a vida do animal. A L. interrogans eliminada junto com a urina de animais sobrevive no solo úmido ou na água, que tenham pH neutro ou alcalino. Não sobrevive em águas com alto teor salino.

Fonte:>Blog Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário