sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Morre ex-ministro-chefe do Serviço Nacional de Informações

18_MHG_pais_general_ivan_de_souza

O general Ivan de Souza Mendes, ex-ministro-chefe do Serviço Nacional de Informações (SNI), morreu na manhã de quinta-feira, vítima de uma infecção generalizada, provavelmente em decorrência de uma perfuração no intestino. Último mandatário do extinto SNI, Souza Mendes tinha 87 anos e faria aniversário na próxima terça-feira. Ele foi internado no início da semana na Casa de Saúde Santa Lúcia, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, com dificuldades para respirar.
Souza Mendes teve papel preponderante na transição do regime militar para a volta da democracia no país. Durante o governo de José Sarney (1), hoje senador pelo PMDB-AP, coube ao general esvaziar a máquina do até então temido SNI, órgão que coletava informações e investigava a vida de pessoas, autoridades, entidades e movimentos sociais supostamente contrários ao regime de exceção (leia para saber mais).

Natural da cidade de Cordeiro (RJ), Souza Mendes, nascido em 23 de fevereiro de 1922, ingressou na carreira militar aos 18 anos. Integrante do grupo de militares liderados pelo general Humberto de Alencar Castelo Branco e envolvido no movimento para derrubar o então presidente da República, João Goulart, Souza Mendes foi nomeado interventor da Prefeitura de Brasília, em substituição a Luís Carlos Vítor Pujol, logo após o golpe militar de 31 de março de 1964. O general passou dois meses no cargo e logo depois serviu no Gabinete Militar, sob ordens do general Ernesto Geisel, com quem seguiu para o gabinete da presidência da Petrobras no início da década de 1970.
Em 1974, Souza Mendes foi promovido a general de brigada e comandou a 8ª Região Militar, em Belém (PA). Ele ocupou vários postos de chefia até ser nomeado, em março de 1985, ministro-chefe do SNI pelo então presidente, José Sarney. Ficou no posto até o fim do governo e a extinção do órgão, em março de 1990.
Ele deixa a viúva Maria Stella; as filhas Márcia, Sônia e Leila; nove netos e duas bisnetas. O corpo do general deve ser cremado em cerimônia marcada para hoje, no Cemitério do Caju, no Rio.

Fonte: CorreioBraziliense.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário