terça-feira, 4 de agosto de 2009

Número de mortos por gripe suína no país chega a 116

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná confirmou nesta terça-feira mais 21 mortes em decorrência da gripe suína --a chamada gripe A (H1N1)--, elevando para 25 o número de óbitos registrados no Estado. Mais cedo, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio anunciou outras três mortes e, com isso, o número de vitimas chega a 19 no Estado e a 116 no Brasil.

A secretaria do Paraná não divulgou detalhes sobre os casos --como as regiões onde foram registradas e o período em que ocorreram-- porém, disse que a maioria das vitimas eram adultos jovens, com idades entre 25 e 35 anos. A pasta não soube informar se o balanço inclui a morte divulgada hoje em Londrina.

Rio

Já no Rio, as vítimas são duas mulheres --uma de 32 e outra 33 anos, ambas moradoras do Rio-- e um homem de 30 anos, do município de Pinheiral. As mortes ocorreram entre os dias 22 e 25 de julho, mas o diagnóstico da doença só foi confirmado hoje.

Ontem, a secretaria já havia confirmado sete mortes em consequência da gripe, sendo três gestantes e três crianças.

São Paulo

A Prefeitura de São Caetano do Sul (Grande São Paulo) também confirmou mais uma morte hoje, de uma mulher de 42 anos. Em Campinas (a 93 km de São Paulo) foi confirmada a sexta morte na cidade.

Embora os municípios paulistas tenham divulgado novas mortes, os casos ainda não foram contabilizados pela Secretaria de Saúde de São Paulo, que apontava 37 mortes no último balanço, divulgado na última sexta-feira (31).

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Fonte:DN Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário