quinta-feira, 9 de abril de 2009

A páscoa chegou mais cedo no PETI

PETI – PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL é um programa do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal onde o direcionamento é feito através da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social.
Os trabalhos do PETI são edificados pela jornada ampliada, onde essa jornada PE uma ação educacional complementar à escola que se divide em dois núcleos:1. NÚCLEO BÁSICO – enriquecer o universo de informações cultural e lúdico de crianças e adolescentes por meio de atividades por meio de atividades complementares entre si, destacando aquelas voltadas para o desenvolvimento das comunicações, da sociabilidade, de habilidades para a vida, de trocas culturais e as atividades lúcidas. Apoiar a criança o adolescente em seu processo de desenvolvimento, fortalecendo sua auto-estima, em estreita relação com a família, a escola e a comunidade.
2. NÚCLEO ESPECÍFICO – desenvolver uma ou mais atividades artísticas, desportivas e/ou de aprendizagem, tais como:• Atividades artísticas em suas diferentes linguagens que favoreçam a sociabilidade e preencham necessidade de expressão e trocas culturais;• Práticas desportivas que favoreçam o autoconhecimento corporal, a convivência grupal e o acesso ao lúdico;• Atividades de apoio ao processo de aprendizagem, por meio do reforço escolar, aulas de informática, ações de educação para a saúde do corpo, priorizando o acesso à informação sobre os riscos do trabalho precoce, a sexualidade, a gravidez na adolescência, malefícios do uso das drogas, DST/AIDS, entre outros temas.
A realização da jornada ampliada é de responsabilidade do governo municipal e os recursos destinados à sua manutenção são repassados diretamente para o Fundo Municipal de Assistência Social. O PETI trabalha baseado em temas relacionados a cada mês específico e nesse contexto estamos vivenciando a Páscoa onde PÁSCOA – significa PASSAGEM. E a Páscoa de Cristo é sua passagem da morte para a vida: A Ressurreição. Sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males, onde a Ressurreição de Jesus muda totalmente a História da Humanidade. A celebração da Santa Ceia nos recorda o dia santo em que Jesus predisse a sua Paixão e morte e despediu-se dos seus apóstolos na última ceia, onde Jesus insistiu a Sagrada Eucaristia e o Sacerdócio da Nova Aliança e como exemplos têm a Santa Missa onde o sacerdote lava os pés de 12 pessoas convidadas na tradicional cerimônia do “Lava Pés”, recordando o gesto de Jesus em lavar os pés dos seus discípulos e dizer: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” significando que devemos servir uns aos outros, com total humildade, gratuidade e amor.
O PETI hoje recebe seu alunado junto à sua família, nossos monitores, coordenadores, Secretaria, nosso Prefeito Pe. Jocimar e comitiva para juntos celebrarmos o nosso evento de amostragem da atividade pascal.Fonte:blog Padre Jocimar.

Um comentário:

  1. gostei dessa decoração..... muito lindo o Peti de Jardim é muito organizado.....Aqui não tem isso.....Partabéns PETI de Jardim pela organização

    ResponderExcluir