domingo, 26 de abril de 2009

Aluna de Caicó se destaca em cobiçada escola do RJ

A caicoense Aline Alves de Morais gosta de se divertir e curtir a vida como toda adolescente. Shopping, praia, festas, internet, mp3, passeio com amigos... uma vida normal para uma garota de 15 anos. Mas ela tem um diferencial que pode ser determinante para seu futuro. Aline estuda com bolsa integral na concorrida Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), no Rio de Janeiro, onde recebeu o título de “Excelência Pedagógica”, por ter conquistado a melhor nota na instituição em 2008.

Ex-aluna do Colégio Diocesano de Caicó, ela foi selecionada juntamente com outros quatro estudantes do Rio Grande do Norte. Aline conseguiu o primeiro lugar na sua faixa de escolaridade com a média de 9,46. A jovem, que está no segundo ano de curso, ganhou um outro presente para o seu aniversário de 16 anos, que será comemorado na próxima terça-feira. Ela foi escolhida para ser monitora de química, matemática e inglês. Agora, além de estudar, a garota ajuda aos colegas que precisam melhorar a nota.

No Rio, Aline vive uma rotina integral de estudos, com aulas até às 18h do sábado, dividindo quarto com duas colegas do Espírito Santo e Mato Grosso. Em um momento de intervalo nas aulas, ela falou por telefone à reportagem do Diário de Natal e destacou que a convivência com com pessoas das mais diversas culturas do país. ‘‘No começo, foi tudo muito difícil porque eu nunca havia me ausentado de casa um dia sequer. A saudade de minha terra e da família ardia demais. Mas, hoje, vejo que valeu a pena, porque a escola tem um ensino de alto nível e estou me preparando tanto para o vestibular quanto para o mercado de trabalho’’, argumenta a menina, cuja história de sucesso já foi apresentada ao presidente da Federação do Comércio do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), Marcelo Queiroz, com quem ela se encontrou no ano passado.

Numa uma rotina tão puxada de aulas, o domingo é reservado ao lazer. Praia, shopping, festas na própria escola, mas tudo contando com o acompanhamento de um tutor. Sobre o futuro, Aline confessou que antes de ir para o Rio pensava em cursar medicina e se especializar em oftalmologista, pelo simples fato de usar óculos desde criança. Agora, com o excelente desempenho nas disciplinas de exatas, já pensa em fazer engenharia, mas a decisão só virá mesmo no próximo ano, quando se aproximar o vestibular.

A mãe de Aline, a enfermeira Ana Maria Morais, e seu pai, José Guedes de Morais, um oficial da reserva do Exército, disseram que a separação é difícil. ‘‘Mas ela está construindo seu futuro e já está até influenciando a irmã de 14 anos que deseja seguir o mesmo caminho’’. Residente no populoso bairro Paraíba, no centro de Caicó, Ana Maria dá um recado para os adolescentes que desejam vencer na vida escolar: “Qualquer um pode. Basta ter uma rotina diária de estudos, sem muito estresse, mas sempre se esforçando para alcançar boas notas”, comenta.

Seleção

Neste ano, mais quatro alunos concluintes do Ensino Fundamental no Rio Grande do Norte serão selecionados para ingressar na Esem. As inscrições já começaram nas sedes do Sesc do estado. Além de estar concluindo o ensino fundamental em 2009, o aluno terá que ter entre 14 e 15 anos. No total, serão oferecidas 177 bolsas de estudos para todo o país.

O processo seletivo da Esem será realizado em três etapas. A primeira será uma prova objetiva com questões de múltipla escolha, envolvendo conhecimentos de matemática, língua portuguesa, ciências, história e geografia, além de uma prova de redação. A segunda etapa será uma dinâmica de grupo e a terceira, uma entrevista para saber se o aluno se enquadra realmente no perfil exigido. Em caso de empate, terá preferência o candidato que for dependente de comerciário.

Os alunos aprovados recebem bolsa de estudo integral, incluindo despesas de instrução e alimentação. Os pais são responsáveis pelos custos com transporte até o Rio de Janeiro, roupas, acessórios e lanches fora das refeições básicas. A escola garante plano de saúde e assistência odontológica para os alunos.

A escola é um projeto idealizado segundo os moldes das escolas de tempo integral de países desenvolvidos. O espaço, que funciona no bairro da Barra da Tijuca, tem capacidade para 500 alunos. A infraestrutura inclui residências para alunos, professores, além de laboratórios, teatro, biblioteca com 40 mil volumes e ginásio poliesportivo.

Com um projeto arquitetônico de R$ 94 milhões, a escola é totalmente informatizada. O campus tem acesso a internet sem fio. As turmas têm no máximo 15 alunos, a Esem oferece, além das disciplinas tradicionais do ensino médio, cursos nas disciplinas de música, artes plásticas e cênicas e conhecimentos em inglês e espanhol.

Fonte:Dnonline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário