quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Água hidrata e, de quebra, emagrece!

Foto Getty Images


O American Journal of Clinical Nutrition divulgou recentemente um artigo que demonstrou que a água emagrece. Os pesquisadores da Universidade de Charité, na Alemanha, revisaram 4963 artigos e chegaram a duas conclusões:   promover o consumo de água em crianças em idade escolar previne sobrepeso e, na fase adulta, o líquido ajuda a emagrecer. As principais hipóteses são que o consumo de líquidos que contém açúcar engorda. Por isso, quem bebe água deixa de ingerir essas calorias, levando ao emagrecimento. Tem mais: pessoas que bebem água se sentem mais saciadas — o que diminui a sensação de fome. E,finalmente, a água ajuda a acelerar o metabolismo por conta do seu efeito termogênico.
No entanto, tem um detalhe importante: muitas águas disponíveis no mercado têm um pH próximo aos líquidos relacionados (na pesquisa) com o ganho de peso, como os refrigerantes, que são ácidos e oxidantes (o pH deles varia entre 2.5 e 3.5):  O corpo precisa de uma série de reações para compensar essa acidez e restabelecer o pH natural, o que interfere no metabolismo. Além disso, a acidez contribui na liberação excessiva de radicais livres que causam doenças e o envelhecimento precoce”, explica Dr. Júlio Bergmann. Por isso, é importante verificar o pH da água antes de comprar. Quanto mais baixo o pH pior. A água alcalina ionizada é a que tem pH mais alto, entre 7 e 9, excelente para aumentar a concentração de oxigênio no corpo.
Outro diferencial bastante importante é a quantidade de sódio na água. Algumas águas minerais comercializadas têm grande teor de sódio, podendo prejudicar o funcionamento dos rins e aumentar a retenção de líquido ( grande inimiga de quem quer perder peso).  Fique de olho também na quantidade de sódio da água que vai consumir.
Finalmente, para quem toma água com cloro, tome cuidado com a presença excessiva dele. Usado para purificar a água, o cloro em excesso tem efeitos que se acumulam no organismo. Podem influenciar, por exemplo, nos hormônios que regulam, entre tantas funções biológicas, a perda e o ganho de peso. Mais uma vez, a água alcalina funciona diferente: potencializa efeitos benéficos.
Fonte- Blog da Karlinha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário