segunda-feira, 26 de julho de 2010

Dia dos avós em contraste

Enquanto uns têm na família suporte e carinho, outros estão esquecidos em abrigos
Júlio César Rocha // juliorocha@dabr.com.br
Hoje comemora-se o Dia dos Avós. Muitos têm a responsabilidade de serem mães e pais em dobro, contarem histórias de como era a vida antigamente, reunirem a família em torno da mesa. A rotina de passeios e momentos descontraídos com os netos também se mantém viva no cotidiano da melhor idade. Porém, nos dias atuais, nem sempre esses entes queridos são lembrados pelo carinho e dedicação que tiveram com seus familiares. Muitos vovôs vivem a triste situação do abandono, como alguns internos do abrigo Juvino Barreto.


Há 27 anos no Juvino Barreto, dona Maria Fernanda Machado acredita ter como único parente o boneco 'Adriano' Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
A aposentada Maria Fernanda Machado, 82, que há mais de 27 anos vive no abrigo, mantém a rotina de todos os dias regar o seu jardim, enquanto o seu "neto" Adriano, que divide espaço com ela no quarto, dorme. "Em dia de chuva, ele gosta de ficar dormindo um bom tempo", afirmou dona Maria Fernanda, enquanto tirava Adriano (um boneco de cabelos caheados que é tratado como neto) do seu berço, para mostrar à equipe do Diário de Natal.

Dona Maria não sabe por ondeanda seus parentes que nunca lhe visitaram no abrigo. "Eu acho que morreram todos, só tenho o Adriano", afirmou incisavamente. Para a idosa, o boneco é tratado como o neto que gostaria de ter. No seu quarto, dona Maria guarda as roupinhas, junta os carrinhos de brinquedo e mantém toda a atenção para cuidar do seu "neto". "Hoje (ontem) está muito frio, eu boto ele para dormir com vários cobertores pra não ficar doente", disse Maria Fernanda.

"Infelizmente, esse é o retrato de alguns idosos que são deixados de lado pelo seus familiares e acabam criando seu próprio mundo", disse o atual diretor do Instituto Juvino Barreto, Kerginaldo Medeiros. Hoje, o abrigo conta com 139 internos. Apesar de nem sempre terem a companhia dos seus familiares, os idosos também ganham por alguns dias a presença de "netos adotivos". Em comemoração ao Dia da Avó, um grupo de jovens da paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, levou momentos de alegria e descontração para os idosos.

"A gente teve essa iniciativa para mostrar aos jovens o respeito e o carinho que se deve ter com as pessoas mais velhas", afirmou a coordenadora do grupo, Jaqueline Rodrigues, que levou seus filhos pequenos Rafael e Natasha para alegrar a tarde dos idosos. "Eles já estavam chamando os senhores de vovôs e vovós", disse Jaqueline.

O aposentado José Leonidas Vieira, que já tem 16 netos e três bisnetos, ficou animado com a visita dos jovens. "Alegra muito o nosso dia, a gente se descontrai e deixamos de pensar coisas ruins. Que bom seria se fosse todo dia assim", dise José Leonidas. Ele conta que recebe com frequência a visita da família. "Eu conheci todos os meus netos e bisnetos, e também gosto muito quando eles vêm aqui", disse o idoso.
Fonte:Dnonline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário